gestão financeira trier drogarias

o módulo de gestão financeira do trier drogarias foi concebido para cativar os usuários a fazer melhor a gestão das suas farmácias, assim como tornar os dados de gestão mais claros e consistentes. o trier drogarias já apresentava um módulo financeiro antes do desenvolvimento deste projeto, no entanto o seu uso era bastante complexo e poucos usuários se aventuraram ou se adaptaram à forma como ele funcionava.

após a necessidade ter sido apresentada pelo gerente de projetos, eu e o analista de negócios fizemos um benchmark no produto atual, e nos produtos apresentados pelo mercado. traçamos algumas diretrizes e objetivos para nortear o projeto, e então separamos a produção do mesmo em fases.

a primeira fase do projeto abrangeria o básico de gestão de finanças, ou seja, um ambiente de manutenção de movimentos financeiros. Este ambiente contempla o controle de contas com suporte à multi-filiais, lançamento e manutenção de movimentações financeiras, conciliação bancária por ofx, além de relatórios básicos por filtro como categorização e totalizadores. além disso o projeto apresenta uma série de configurações de integração com o software atual.

a segunda fase irá apresentar ferramentas para melhoria na gestão, tais como demonstrativos de lucros e perdas, demonstrativos de fluxo de caixa e de resultados do exercício. simulação de exercício por markup e margem de lucro, além de um dashboard completo para a melhor visualização dos resultados.

este foi o primeiro projeto no qual eu participei ativamente desde a concepção, alinhando conceitos e auxiliando nas decisões de produto junto ao analista de negócios.

tela de recepção do usuário
cadastro de contas com suporte à multi filiais
processo de cadastro de contas
tela de listagem de movimentações
modal para cadastro de receita
modal para importação de arquivos ofx
tela de conciliação de movimentações
modal de seleção de movimentos para conciliação

todos estes protótipos foram discutidos e validados junto com os stakeholders, analistas de negócio e desenvolvedores para captar feedback e descobrir possíveis obstáculos na fase de desenvolvimento. além disso durante a fase de análise e protótipo, parte do manual de design da trier foi desenvolvido, e estas propostas já se adequam à este manual.

tempo de entrega: 75 dias (5 sprints de 15 dias)
product owner: augusto teixeira doneda zanini
analista de testes: rubia destro
frontend responsável: thiago bitencourt