o módulo de gestão financeira do trier drogarias foi concebido para cativar os usuários a fazer melhor a gestão das suas farmácias, assim como tornar os dados de gestão mais claros e consistentes. o trier drogarias já apresentava um módulo financeiro antes do desenvolvimento deste projeto, no entanto o seu uso era bastante complexo e poucos usuários se aventuraram ou se adaptaram à forma como ele funcionava.
após a necessidade ter sido apresentada pelo gerente de projetos, eu e o analista de negócios fizemos um benchmark no produto atual, e nos produtos apresentados pelo mercado. traçamos algumas diretrizes e objetivos para nortear o projeto, e então separamos a produção do mesmo em fases.
a primeira fase do projeto abrangeria o básico de gestão de finanças, ou seja, um ambiente de manutenção de movimentos financeiros. Este ambiente contempla o controle de contas com suporte à multi-filiais, lançamento e manutenção de movimentações financeiras, conciliação bancária por ofx, além de relatórios básicos por filtro como categorização e totalizadores. além disso o projeto apresenta uma série de configurações de integração com o software atual.
a segunda fase irá apresentar ferramentas para melhoria na gestão, tais como demonstrativos de lucros e perdas, demonstrativos de fluxo de caixa e de resultados do exercício. simulação de exercício por markup e margem de lucro, além de um dashboard completo para a melhor visualização dos resultados.
este foi o primeiro projeto no qual eu participei ativamente desde a concepção, alinhando conceitos e auxiliando nas decisões de produto junto ao analista de negócios.
todos estes protótipos foram discutidos e validados junto com os stakeholders, analistas de negócio e desenvolvedores para captar feedback e descobrir possíveis obstáculos na fase de desenvolvimento. além disso durante a fase de análise e protótipo, parte do manual de design da trier foi desenvolvido, e estas propostas já se adequam à este manual.